Alface com sabor especial



Uma alface com 1 mês, plantada e colhida na Serra da Lousã, pela minha pessoa, pela primeira vez na minha vida. Fiz com ela uma salada, a que juntei rodelas de pepino, fatias de tomate cacho e couve roxa fatiada e coberta de vinagre branco (há mais de uma semana). Para acompanhar bifes da pá de porco, panados.
Preparei os bifes da pá para serem panados, com cerca de duas horas de antecedência. Temperei-os com umas pedras de sal, pimenta preta moída, pasta de alho e o sumo de 1 bom limão.
Dentro de um saco pus farinha de trigo. Dentro de outro saco, pão ralado. Bati dois ovos médios dentro de um prato.
Um a um, passei cada bife por farinha, sacudi-o, a seguir pelo ovo a cobrir bem e por fim, por pão ralado. Fiz com que o bife ficasse bem coberto, achatando-o com as palmas das mãos, para evitar que a casquinha se soltasse durante a fritura.
Ao lume, levei uma frigideira anti-aderente a aquecer bem, com um fio de azeite dentro. Fui fritando os bifes e acrescentando fios de azeite, o tempo suficiente até ficarem louros e crocantes.
Acrescentei no prato, uma maluqueira: tiras de milho frito.
E depois foi só avisar: «prá mesa!»
Indico um texto sobre pepinos, que utilizo com frequência em saladas ou apenas em palitos sem casca nem sementes.
«O pepino, cucumis sativus, originário da Índia, é cultivado desde a Antiguidade na Ásia, África e Europa. É um alimento composto principalmente por água (95%), fibras e minerais como o potássio, fósforo, cálcio, enxofre e magnésio. Cada 100 gramas de pepino fornecem em média 17 calorias, o que faz do pepino um alimento recordista em baixas calorias.

Se é uma das pessoa que não digere bem o pepino, saiba que, segundo uma revista francesa da especialidade, a parte indigesta do pepino são as sementes. Se assim for, o problema é muito fácil de resolver...»

Posted by Picasa

Sem comentários: